quinta-feira, 1 de março de 2012

São inaugurados no RN dois parques eólicos

          Foto: Divulgação
O setor de energias renováveis, que hoje possui sete parques eólicos no Rio Grande do Norte, ganhou mais dois nesta quinta (01), na cidade de Guamaré: os parques Miassaba 2 e Aratuá 1, inaugurados pelo Grupo Bioenergy com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN).

O Aratuá I recebeu investimentos de R$ 60 milhões, tem capacidade de gerar 14,4 MW de energia verde e é o primeiro parque eólico totalmente desenvolvido pela iniciativa privada no Brasil.

Já o Miassaba 2 é a primeira usina eólica a operar no Ambiente de Comercialização Livre (ACL), no qual os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização sem interferência do Governo Federal. Consumidores de volumes de energia superiores a meio megawatt (como shoppings e hospitais) podem negociar seus contratos de fornecimento de energia com base em volume, preço, duração e indexação.

Mais 84 parques eólicos devem ser instalados no Rio Grande do Norte até 2014. O Estado detém 35% do potencial energético eólico autorizado a ser instalado em todo o território nacional referente a energia comercializada nos últimos leilões do Governo Federal nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Juntos os dois parques inaugurados receberam investimentos de R$ 125 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário