quinta-feira, 10 de maio de 2012

Unicat trabalha no aperfeiçoamento de sistema nacional de distribuição de medicamentos

Por Assessoria de Imprensa Sesap
 
O Ministério da Saúde (MS) implantou, em nível nacional, um novo sistema de atendimento informatizado nas centrais de distribuição de medicamentos de todo o País. O novo sistema, chamado Horus Especializado, funciona via internet e é interligado diretamente ao banco de dados do MS.

           Foto: Divulgação
Nos últimos dias, a mudança para o novo sistema provocou problemas técnicos que levaram a uma lentidão no atendimento da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). "Por ser uma interface nova, a migração do sistema antigo para o novo requer um processo de adaptação, daí estarem ocorrendo alguns problemas que provocam lentidão no sistema e por consequência, no atendimento aos usuários", explica Sérgio Porpino Filho, Subcoordenador de Tecnologia e Informática da Sesap.

A equipe da Subcoordenadoria de Tecnologia e Informática da Sesap tem mantido contato permanente com os técnicos do Ministério da Saúde e todas as providências estão sendo tomadas pela Direção da Unicat no sentido de normalizar o atendimento.

No sistema antigo os dados eram gerados em um servidor local e mensalmente eram enviados ao Ministério da Saúde. Pelo sistema on line todas as centrais de distribuição de medicamentos do País estarão interligadas, o que irá aperfeiçoar o atendimento à população, eliminando a duplicidade de fornecimento de medicamentos e proporcionando mais rapidez aos processos. A expectativa é de que seja reduzido pela metade o tempo de cada atendimento.

A Unicat fornece medicamentos para 40 mil usuários cadastrados. São atendidas 600 pessoas diariamente, e em média 30 novos usuários são cadastrados a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário