domingo, 6 de maio de 2012

Franceses escolhem presidente

Do G1,com.br

Os eleitores franceses que compareceram às urnas neste domingo (6) não têm muitas expectativas de mudanças com o resultado das eleições presidenciais. O atual presidente Nicolas Sarkozy tenta a reeleição, mas o candidato do Partido Socialista, François Hollande, aparece como favorito nas pesquisas de opinião.

Socialista François Hollande (esq) é favorito no 2º turno da eleição contra Sarkozy, que tenta a reeleição (Foto: AFP)
O segundo turno das eleições na França é marcado por um interesse superior ao verificado no primeiro turno, em 22 de março. Até o meio-dia (7h de Brasília) de hoje (6) 30,66% dos 46 milhões de eleitores votaram. O voto na França não é obrigatório. Os franceses escolhem entre o atual presidente Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, e o socialista François Hollande.
 
A previsão é que a partir das 20h de Paris (15h de Brasília) seja conhecido extraoficialmente o nome do vitorioso. A expectativa é que o resultado oficial seja divulgado até quinta-feira (10). Na França, a maioria dos eleitores vota manualmente. A votação eletrônica sofreu resistências do eleitorado por receio de fraudes.

As zonas eleitorais localizadas nas menores cidades francesas fecham às 18h (13h de Brasília). Nas maiores cidades, como Paris, Lyon e Marselha, o horário de fechamento é 20h (17h de Brasília)


Nenhum comentário:

Postar um comentário