sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Museu de Minérios do RN será inaugurado

Com mais de 60 recursos minerais presentes em diversos municípios o Rio Grande do Norte ganhará no primeiro semestre de 2012 o Museu de Minérios para apresentar toda a história da atividade no estado.

A boa notícia foi anunciada nessa quarta-feira (30) durante visita do secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, e do coordenador de Desenvolvimento Mineral da Sedec, Fábio Rodamilans, às instalações do museu no campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN, em Natal.

O museu construído a partir de um convênio entre Governo do Estado, IFRN e Petrobras contará com uma reserva técnica de mais de duas mil amostras de minérios presentes no Rio Grande do Norte, no Brasil e no mundo. A ideia é que com o museu as potencialidades do setor mineral do Rio Grande do Norte possam ser apresentadas a partir de um intercâmbio cultural nacional e internacional.

Para o secretário-adjunto da Sedec, Américo Maia, o projeto do museu é ambicioso e representa um novo momento para atividade mineral no estado. "O projeto do museu é moderno e será mais um importante avanço na atividade mineral do Rio Grande do Norte. A partir de agora, reuniremos todos os atores envolvidos no processo para definirmos o cronograma de inauguração", destaca Américo Maia.

A estrutura do museu contará com cenários para apresentar o setor mineral  desde a pré-história até o momento atual da atividade com o domínio de alta tecnologia na exploração de sal, scheelita, rochas ornamentais, cerâmica, ouro, petróleo, entre outros recursos.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Mineral da Sedec, Fábio Rodamilans, o museu vai apresentar ao norte-riograndense, ao Brasil e ao mundo os recursos e riquezas minerais, o potencial e o bom momento da atividade mineral do estado.

Fonte: Assessoria Sedec


Nenhum comentário:

Postar um comentário