sexta-feira, 27 de maio de 2011

RN espera vacinar 90% do rebanho contra Febre Aftosa

Vacinação termina na próxima terça-feira (31). Cumprimento da meta pode ajudar o Estado a ser classificado como área livre, com vacinação.
Pecuaristas de todo o Rio Grande do Norte têm até a próxima terça-feira, 31, para vacinar o seu rebanho contra a febre aftosa. A data marca o último dia da primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a doença, que deverá imunizar 90% do rebanho de bovinos e bubalinos. A segunda fase da campanha está prevista para novembro.

De acordo com o coordenador da campanha, Marcelo Maia, com a imunização atingindo 90% dos mais de 900 mil bovinos e bubalinos do Estado, o RN poderá ser classificado como área livre da doença, com vacinação. “Hoje somos considerados área de risco médio, por termos atingido uma cobertura vacinal de 80% e há 10 anos não há caso de febre aftosa no RN”, detalha.

Com a mudança na classificação, o RN poderá comercializar animais com todos os estados brasileiros, além de passar a exportar carne bovina. Atualmente, a negociação de animais do RN é restrita às demais unidades da federação classificadas como risco médio ou desconhecido para a doença e a venda de carne ocorre apenas no mercado interno.
              Foto: Reprodução
O RN poderá ser classificado como área livre da doença


Nenhum comentário:

Postar um comentário