terça-feira, 19 de abril de 2011

Celebrações da Semana Santa

Da TN
Os três dias que antecedem a Páscoa trazem uma simbologia milenar. Cada ritual celebrado da quinta-feira ao sábado da Semana Santa guarda um significado e fecha o ciclo de preparação – iniciado na quarta-feira de Cinzas com abertura da Quaresma – para a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus. Na Arquidiocese de Natal, a Missa dos Santos Óleos – ocasião em que os ungüentos usados em batizados, crismas e unção de enfermos são bentos - abre a programação da Semana Santa, na  quinta-feira, dia 21. A missa ocorre às 9h, na Catedral Metropolitana e será presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, com a participação de todos os padres da arquidiocese.

Nesse dia, também, os fiéis da Igreja Católica participam da celebração do ‘Lava Pés’, que abre  o Tríduo Pascal. A celebração também conhecida como Ceia do Senhor, é o momento em que a Igreja relembra e incentiva o amor e serviço ao próximo.  Padre Robério Camilo, pároco da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Areia Preta, explica que o dia é importante não por causa do lava pés, mas pela instituição da Eucaristia, fonte de todo serviço da Igreja. 

Na sexta-feira, os cristãos celebram a paixão. É o único dia do ano em que não há missas em parte alguma. É considerado o momento de luto e solidariedade a Jesus na Cruz, como vítima de imolação por nossos pecados. O sentimento de tristeza e reflexão perdura durante todo o dia do sábado e perde espaço para  a alegria, a partir da madrugada, quando se celebra a vigília pascal. É o chamado sábado de Aleluia. Todas essas celebrações convergem para o domingo de Páscoa - a maior festa da Igreja católica. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário