domingo, 23 de janeiro de 2011

Portugal elege novo presidente neste domingo em plena crise econômica

Da Folha.com/Agências de Notícias
Os colégios eleitorais abriram às 8h (6h de Brasília) deste domingo para que 9 milhões de eleitores possam votar no novo presidente. O conservador Aníbal Cavaco Silva é amplo favorito à reeleição, com média de 60% de intenção de voto nas últimas pesquisas.
A votação termina às 19h de Lisboa (17h de Brasília), exceto no arquipélago ocidental das Açores, onde os colégios abrem e fecham uma hora depois. Pouco depois, deve começar a sair os resultados das pesquisas de boca de urna.
A campanha foi monótona e sem suspense, apesar de fortemente marcada pela crise econômica, em consequência dos limitados poderes do presidente.
Os portugueses, preocupados com o crescente desemprego e a pobreza, assim como com os três planos austeridade adotados em um ano, demonstram pouco interesse por uma votação que tem como única incógnita, segundo os analistas, o nível de abstenção, que pode estabelecer um recorde.
O principal rival de Cavaco Silva, um economista de 71 anos respaldado pelo conjunto da direita, é o poeta Manuel Alegre, apoiado pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda, mas que ficaria apenas com entre 20% e 27% dos votos nas pesquisas. A eleição tem ainda outros quatro candidatos menos expressivos.
              Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters
Cavaco Silva candidato a reeileição

Nenhum comentário:

Postar um comentário