quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Arena das Dunas começa a receber gramado

Da Tribuna do Norte

O processo de plantio do gramado da Arena das Dunas foi iniciado nesta quarta-feira (14), pontualmente às 8 horas da manhã. O estádio, que no final de julho atingiu a marca de 83,81% do seu projeto total, já rompeu a casa dos 85% com o início do trabalho, de acordo com a OAS.

O processo escolhido para implantação do gramado, foi a plantação de mudas, com o trabalho sendo realizado em 48 horas. A área plantada será 115m de comprimento por 78 m de largura, embora as dimensões oficiais do campo de jogo durante a realização da Copa do Mundo exigida pela Fifa seja de 105m de comprimento e 68m de largura.
                                    Foto: Divulgação
O gramado vai levar cerca de 90 dias para se estabelecer, mas o período leva em consideração o nível de luz e irrigação. Em um prazo de 20 dias, o tapete de grama já deverá estar pronto para sofrer o primeiro corte. O qualidade de grama escolhida pela Fifa para ser implementada na Arena das Dunas foi a Bermuda Tifway, que também é conhecida no mercado como grama de verão, uma qualidade mais resistente as condições nordestinas. Todo processo de plantio foi mecanizado.

Brasil processa Samsung por más condições de trabalho

                                                       Foto: Divulgação
O Brasil entrou com uma ação contra a Samsung alegando más condições de trabalho em uma fábrica na Amazônia e está exigindo mais de US$$ 100 milhões em danos, afirmou o governo brasileiro na terça-feira. O Ministério do Trabalho informou que funcionários da fábrica trabalhavam até 15 horas por dia, incluindo 10 horas em pé, e muitas vezes durante 27 dias seguidos.

A companhia sul-coreana enfrenta cerca de 1.200 queixas legais por parte dos trabalhadores em Manaus. A auditoria foi realizada na fábrica de Manaus, uma das maiores fábricas da Samsung em todo o mundo.

A fábrica emprega 6.000 trabalhadores e é responsável por fornecer produtos para toda a América Latina. A Samsung informou que a empresa está avaliando as acusações. “Estamos realizando uma revisão completa da queixa e prometemos cooperar plenamente com as autoridades brasileiras. Tomamos cuidado para proporcionar um ambiente de trabalho que assegura a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários em todo o mundo.”  

Presidente do TRE-RN faz balanço da biometria em Natal e elogia atendimento

Durante a sessão ordinária da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, o presidente, desembargador João Rebouças transmitiu aos demais membros do colegiado um resumo do andamento do recadastramento biométrico de Natal, dados estes fornecidos pela diretora-geral, Andréa Campos.
Após 25 dias de recadastramento foram atendidos 76.462 eleitores, o que atinge um percentual de 14,45% do eleitorado da capital. “Estamos indo muito bem na nossa biometria e, com estes números, estamos superando a média nacional”, afirmou, destacando ainda que, caso este nível de atendimento continue, o TRE-RN terá conseguido recadastrar ao final do prazo, 14 de dezembro, 82% dos eleitores.
O presidente João Rebouças fez questão de elogiar o trabalho que está sendo desenvolvido por todos os servidores do Tribunal e estagiários envolvidos no projeto.
“Tanto os servidores, como também os estagiários estão conscientes da prestação deste serviço. O uso da biometria garante uma maior segurança na hora da identificação do eleitor, que não poderá passar por outro na hora de votar, já que cada pessoa tem impressões digitais únicas”, afirmou.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Justiça Eleitoral cassa mandatos da prefeita e vice de Mossoró

Do Nominuto.com

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) votada na tarde desta quinta-feira (1) em relação ao pleito municipal, muda a gestão de Mossoró. Por cinco votos a zero, a prefeita de Mossoró Cláudia Regina (DEM) e o vice, Wellington Filho (PMDB) foram cassados.
                                                         Foto: Divulgação
Essa não é a primeira vez que a prefeita recebe a informação da sua cassação, mas parece ser a definitiva. Em 21 de junho deste ano, o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio pela segunda vez, anunciou a cassação do mandato da prefeita mossoroense e do vice por denúncias de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação.

Cláudia Regina poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e deverá ficar no cargo de prefeita até o trânsito em julgado do processo no tribunal superior.

Papa receberá seleção da Argentina antes da partida contra a Itália

                                                          Foto: Divulgação

Na terça-feira, 13 de agosto, o Papa Francisco receberá Lionel Messi e o resto dos integrantes da seleção Argentina no Vaticano, na véspera do amistoso que farão em Roma contra a Itália em homenagem ao Pontífice.

A ideia de jogar essa partida surgiu depois da eleição pontifícia de Jorge Mario Bergoglio, por iniciativa conjunta da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e da Associação de Futebol Argentino (AFA).

A partida entre italianos e argentinos se realizará no estádio Olímpico de Roma, na quarta-feira 14 de agosto. O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi SJ, precisou que o Papa receberá em privado as duas seleções de futebol, mas não assistirá à partida.


Natal recebe Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste

Por Assessoria Secultrn/FJA
 
Os conselheiros de cultura de todo o Brasil se reúnem em Natal nos dias 2 e 3, no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste.

O artista, médico e escritor Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura, representa o RN no diálogo que será aberto com a sociedade objetivando criar um plano de mobilização comum para os conselhos estaduais, valorizando a participação de diversos setores nos debates sobre as políticas culturais.


Lei que garante atendimento a vítimas de violência sexual é sancionada sem vetos

 Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (1°) integralmente, sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no começo de julho.

O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a sanção transforma em lei práticas que já eram recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Ao ser sancionado, [o projeto] transforma em lei aquilo que já é uma política estabelecida em portaria, que garante o atendimento humanizado, respeitoso a qualquer vitima de estupro. Estou falando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência mental, homens e mulheres, qualquer cidadão brasileiro.”


O governo manteve na lei a previsão de oferecer às vítimas de estupro contraceptivos de emergência – a chamada pílula do dia seguinte – e  vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei complementando a forma como a prescrição está descrita na lei. De acordo com Padilha, o termo “profilaxia da gravidez” será complementado com uma explicação sobre a “administração da medicação com eficiência precoce para a gravidez decorrente de estupro”, que estava no projeto original. O complemento, segundo o ministro, corrige qualquer interpretação de que a medida poderia estimular abortos na rede pública.

Processo da Telexfree passa a tramitar em segredo de Justiça

Os autos do processo envolvendo o caso da empresa Telexfree passarão a tramitar em segredo de justiça. A decisão foi tomada pelo desembargador Samoel Evangelista, na quarta-feira (31). De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), a decisão vale apenas para os recursos que forem relacionados à ação principal movida pelo MP contra a empresa de marketing multinível.
                                                      Foto: Diuvlgação

A decisão atende a um pedido feito tanto pelo Ministério Público do Estado (MP-AC) como pelos advogados da Telexfree que pediram a garantia de confidencialidade das informações alegando que nos autos constam informações bancárias e fiscais, que possuem sigilo garantido pela Justiça.

Com a decisão, apenas as partes envolvidas passarão a ter acesso ao conteúdo da ação na íntegra. As decisões tomadas pelos desembargadores, no entanto continuarão a ser divulgadas.

O próximo julgamento, de um agravo de instrumento da Telexfree, deverá ocorrer no próximo dia 12 de agosto, na Câmara Cível.